Durante nossa trajetória, sempre foi comum nos perguntarem como é que começamos a trabalhar com os tsurus e como aprendemos. Por isso, aqui nesse post vamos contar um pouco sobre como o Tsuru entrou em nossas vidas e mudou-a completamente. Além disso, vamos responder algumas curiosidades que as pessoas tem sobre nosso trabalho 🙂

logo do nosso atelie em 2011
Fotinho de meados de 2011 – com nossa logo da época

O Tsuru: como tudo começou

A Keithy e eu (Heidy), somos irmãs e descendentes de japonês por parte de pai. E foi a nossa avó paterna (vó Laura) que nos ensinou a dobrar o Tsuru!

Ela tinha o hábito de sempre fazer algum artesanato enquanto assistia televisão. Hora eram os tsurus, hora fuxicos, hora costurando retalhos para uma colcha. Ela nunca estava parada!

Vovó Laura e seus passarinhos

Em uma tarde, após o almoço, estávamos na sala. Ela estava recostada no sofá e a Keithy (com 10 anos) e eu (Heidy, com 5 anos), estávamos sentadas no chão. Lembro de perguntar o que ela estava fazendo. Ela explicou e então, deu um papel quadrado para cada uma. Assim, ela começou a nos ensinar.

Nunca podíamos imaginar que um dia aquele passarinho que minha avó ensinou com tanto carinho e paciência, teria um impacto tão grande em nossas vidas.

A transformação: de hobby para trabalho

Sempre fizemos os tsurus por hobby. Tínhamos o hábito de quando íamos ao restaurante, deixávamos um tsuru dobrado com o guardanapo, em cima da mesa.

No entanto, a partir de 2007, como um presente do Universo, o nosso hobby virou nossa profissão.

O mundo das bijouterias

Começamos a trabalhar com bijouterias, após fazer um curso super legal que fez muito sucesso na época (diskbiju). Por isso, resolvemos começar a trabalhar na feira de artesanato da nossa cidade.

Mas, para isso, precisávamos passar por uma seletiva, pois apenas artesão podiam expor seus trabalhos. Ou seja, o trabalho não podia ser terceirizado.

E ao conversar com o responsável, ele nos orientou a procurar algum diferencial para nossas peças, pois existiam muitos expositores de bijouterias (estava muito na moda na época).

A feira e os brincos de origami

Como tínhamos 2 meses até a seletiva, começamos a conversar sobre o que fazer. E como já sabíamos fazer origami há mais de uma década, começamos a montar peças que uniam essas duas técnicas.

E ao pesquisar ideias na internet, chegamos a um tutorial sobre como fazer brincos com origami. Aquele tutorial abriu um novo horizonte para nós!

Acabamos vendo que existiam pessoas que também trabalhavam com isso e foi uma grande surpresa, pois nunca imaginávamos que isso existia.

Pensamos até em trabalhar com revenda, para agilizar o processo, pois na época, precisávamos por dinheiro em casa com urgência. Mas muitos amigos nos encorajaram a fazer nossos próprios produtos. Se nós fazíamos os origamis a tanto tempo e fizemos um curso de bijouteria, esse era o melhor caminho!

Com isso, iniciamos nesse novo mundo, com duas técnicas que adoramos.

Keithy e Heidy na feira de artesanato
Primeiro dia na feira de artesanato – ano de 2008
foto dos brincos, marcadores e kusudamas que vendemos na feira de artesanato
Brincos, marcadores e kusudamas – os primeiros produtos

O mundo dos artesão e do origami

Nessa caminhada, conhecemos inúmeras pessoas no mundo do origami e do artesanato. Pessoas maravilhosas e que muitas nos acompanham até hoje.

Nem tudo foram flores. Tivemos decepções, duros aprendizados como empreendedoras e pessoas. Mas, as alegrias com certeza foram muito maiores e em maior quantidade.

Os brincos com tsuru fizeram o maior sucesso na nossa cidade e trabalhamos com eles por mais de 2 anos. Mas, a partir de um pedido de uma senhora, que morava próximo a praça que expúnhamos o nosso trabalho, um novo mundo se abriu novamente: as lembrancinhas e os tsurus decorativos.

a 1ª encomenda de lembrancinhas


E junto com ele, um outro horizonte também apareceu: as vendas pela internet!

Novos horizontes com o Tsuru : o mundo virtual

Hoje em dia as vendas online são normais, mas quando começamos, isso era muito estranho para as pessoas.

O Portal Elo7

Começamos no portal Elo7. Hoje em dia é um portal gigantesco e muito conhecido. Mas, quando conhecemos ele estava começando com seu fundador original, que nos enviou um convite para fazer parte do portal.

A ideia era impressionante e com o tempo fomos vendo o potencial de tudo isso.

O nosso Blog

E em paralelo, começamos a montar nosso blog. Que existe até hoje! Que por sinal, é onde você está lendo esse post 🙂

Ele é o principal meio que as pessoas nos acham e conhecem o nosso trabalho.

Sempre estamos inovando, mudando o layout, as cores, as imagens. Mas, ele nunca deixou de existir!

Fim de um ciclo. Início de outros.

Com o tempo, deixamos de trabalhar com os brincos e as lembrancinhas tomaram todo o espaço.

As vezes tentávamos participar de uma feira aqui ou ali, pois tínhamos saudades dos brincos e das feiras. Mas, se tornou impossível conciliar os dois. São mundos completamente diferentes. Com muito carinho e gratidão no coração, encerramos nosso trabalho com os brincos de origami e focamos por completo no trabalho virtual.

Mais novos horizontes chegando!

E assim vieram as lojas virtuais, email, facebook, instagram, pinterest, youtube e whatsapp.

A ideia aqui é não parar e sempre nos renovar, inovar e criar novas ideias.

Hoje em dia continuamos com as lembrancinhas e fios decorativos. Mas também trabalhamos em nossos canais no Youtube, loja de arquivos digitais, cursos e trabalhamos particulares que cada uma de nós possui.

Dobrando o Tsuru

Hoje em dia dobramos uma média de 10 mil tsurus por ano. E todos esses tsurus são dobrados por nós duas (Keithy e Heidy).

Eles estão dividos entre lembrancinhas, tsurus avulsos e fios decorativos.

Keithy entre fios de tsurus pendurados

Apesar de fazermos outros origamis como a rosa, borboleta e outros, o Tsuru ainda é o mais pedido!

Decoração de casamento com os fios que fazemos
calendários de mesa com tsuru
lembrancinha de nascimento – ímã de tsuru com plaquinha

Energias e pedidos

Uma outra pergunta que sempre nos fazem… “Quando vocês dobram os tsurus, vocês aproveitam para fazer pedidos para vocês?” E a resposta é Não!

Nós buscamos fazer os tsurus com bastante carinho e energia boa, mas direcionando essa energia para quem encomendou, e nunca para nós mesmas.

E para que cada pessoa saiba o significado do tsuru, junto a cada lembrancinha ou peça, enviamos um explicativo sobre ele.

O Tsuru e seu significado

O Tsuru é uma ave de origem japonesa e sua figura é uma das mais populares e belas dentro do origami, simbolizando a Paz, a Saúde, a Longevidade e a Fortuna. 
Presentear uma pessoa com enfeites de Tsuru significa desejá-la os mais sinceros 
sentimentos de felicidade.”

Assim, podemos espalhar a magia do tsuru, sua boa energia e seu lindo significado para todos os lados.

Se você quiser saber mais sobre a história do Tsuru, veja esse post:

Post: O que é o Tsuru? Significado e história.

Se você quer aprender a fazer o Tsuru, veja esse vídeo que fizemos para o nosso canal no Youtube!

Agora, se você está precisando de algum produto com Tsuru, visite nossa loja virtual ou entre em contato com a gente:

loja virtual: http://loja.sakuraorigami.com.br/

Ou entre em contato com a gente por email

sak.origami@gmail.com

Ou pelo whatsapp (apenas mensagem)

(16) 98235-5897

Ah! E nos acompanhe no nosso instagram (@sakorigamiatelie). Soltamos fotos diariamente e stories das confecções em andamento!!

Beijo Grande,
Ass: Keithy e Heidy