O Japão é uma país com uma cultura fascinante, cheia de simbologia, nada parece ser feito ao acaso, ou seja, tudo tem um porquê. E o Toshi Iwai – aniversários especiais da 3ª idade são uma delas.

Estivemos por 4 anos no Japão e logo que eu estava para fazer 20 anos, recebi uma cartinha da prefeitura sendo convidada para uma comemoração, o Dia da Maioridade.

Mas, só depois que estava no Brasil, já trabalhando com as encomenda aqui no ateliê, é que nos demos conta que as celebrações para determinadas idades era maior que imaginávamos! Portanto, nesse post vou tratar, em especial, do Toshi Iwai, que são celebrações da longevidade, ou seja, aniversários da 3ª idade no Japão.

*Foto de capa:  “Gêmeas Japonesas Kin-san e Gin-san”  – créditos da imagem



De uns anos pra cá, começamos a receber muitas encomendas de lembrancinhas e decorações de fios de tsurus para celebrar aniversários de 60, 70, 77, 80, 88 e 90 anos, tanto de senhores como de senhoras. Por isso, pesquisamos um pouco mais e descobrimos que existe um significado para cada celebração e também que ela é sempre associada a uma cor. Vamos lá?

Toshi Iwai – aniversário da 3ª idade

Trata-se de vários ritos de passagem celebrados durante a terceira idade com o objetivo de orar por uma vida longa e saudável. Esta é uma tradição com origem na China e assimilada pela cultura japonesa, comemorada em idades específicas.

Kanreki – 60 anos de vida

Um ciclo do zodíaco chinês completa-se aos 60 anos e retorna para o zodíaco do nascimento, assim simbolizando o renascimento e o início da 2ª infância. A cor característica é vermelha.

Koki Iwai – 70 anos de vida

A palavra koki (古希) tem origem em um verso de um poema chinês que menciona o fato dos 70 anos de idade ser raramente alcançado na época. A celebração é semelhante ao Kanreki, entretanto a cor do traje utilizado é roxo.



Kiju Iwai – 77 anos de vida

O Kiju (喜寿) significa “idade feliz”, pois “ki” (喜) significa felicidade e “ju” (寿) longevidade. A cor da roupa geralmente utilizada para essa celebração também é roxa.

Sanju Iwai – 80 anos de vida

O Sanju Iwai (傘寿) é a celebração do 80 anos de vida. O kanji de “san” (傘) pode ser lido como kasa (guarda-chuva) e também pode se referir ao número oitenta. As cores da vestimenta costuma ser amarela.

Beiju Iwai – 88 anos de vida

O aniversário de 88 anos é chamado de Beiju Iwai (米寿), conhecida também por “idade do arroz”, pois o ideograma japonês de 8 mais 80 (八十八) quando unidos, formam o mesmo do kanji de arroz [米].

Sotsuju Iwai – 90 anos de vida

No Sotsuju (卒寿), comemora-se os 90 anos de idade, também conhecida como o “Ano da Graduação”. Por isso, costuma-se dar um buquê com 90 rosas ao aniversariante



Hakuju Iwai – 99 anos de vida

A comemoração dos 99 anos de vida chama-se Hakuju (白寿). Por isso, também é conhecido como a “era branca”, devido ao ideograma chinês para branco 白, Por essa razão a cor usada costuma-se ser branca.

Hyakuju Iwai – 100 anos de vida

No Japão, quando alguém completa cem anos de idade, é convidado para uma cerimônia em setembro chamada Hakusai Shosho, no Keiro no Hi (Dia do Respeito ao Idoso). Além disso, neste dia cada centenário recebe das mãos do primeiro-ministro japonês, uma taça de sake de prata e um certificado.

Fontes:
https://www.japaoemfoco.com/
https://coisasdojapao.com/


Como é rica a cultura japonesa. E admiro muito a importância do respeito para com os idosos que os japoneses carregam. É algo que nós brasileiros devemos assimilar e espalhar através do nosso exemplo.

Se você também quiser encomendar lembrancinhas e decoração para o aniversário de seus pais, avós ou parentes queridos, ou quer saber mais sobre elas, você pode acessar nossa loja virtual:
http://loja.sakuraorigami.com.br/aniversario-senhoras-senhores-ct-1001d7

ou entre em contato com a gente pelo email:
sak.origami@gmail.com

ou whatsapp (apenas mensagem)
(16)98235-5897

Beijocas!
Keithy e Heidy